top of page
  • Foto do escritorMegafilter Filtros Industriais

AIRWATT - UNIDADES DE RECUPERAÇÃO DE CALOR

Uma das melhores alternativas para fabricantes reduzirem seu consumo de energia. Em adição aos meios óbvios para economia de energia como máquinas com eficiência energética e aquecimento automatizado, existe ainda potencial para economia adicional de energia.

Além do impacto ambiental negativo do carbono no meio ambiente, os fabricantes acabam por arcar com o fardo financeiro do consumo de energia em que os custos podem representar até 80% do custo total da produção de ar comprimido.


As estatísticas mostram que o ar comprimido normalmente representa cerca de 12% dos custos totais de energia para os fabricantes industriais. Em alguns casos, esse número pode chegar a 40%. No entanto, a boa notícia é que entre 70-94% da energia consumida pelos compressores pode ser recuperada. Sem qualquer forma de recuperação de energia, esta energia é perdida através da radiação para a atmosfera ou sistemas de refrigeração.

Em qualquer caso, extraindo calor do ar comprimido, podemos reduzir a necessidade de compra de energia, as emissões de CO2 e os custos operacionais. Devido ao alto custo de energia, essas economias podem ser significativas em termos de ajudar as empresas a atingir suas metas de redução de carbono e, ao fazê-lo, também diminuindo os custos totais do ciclo de vida de suas plantas de processo.

Como é recuperado o calor em um sistema de ar comprimido?

Os resfriadores removem o calor do ar comprimido usando ar, água ou óleo. O calor removido do ar quente é descarregado no resfriador, que é projetado especificamente para o fluxo do compressor. Diferentes tipos de sistemas de refrigeração são usados para compressores de ar, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens, e alguns podem recuperar até 94% da energia fornecida ao compressor de ar.


Existem vários tipos de ligações AirWATT para sistemas de aquecimento. Um exemplo de uma ligação indireta através de um tanque de armazenamento:

Entre em contato com nossa equipe técnica, que terá o maior prazer em preparar um cálculo de economia de energia para seu sistema de ar comprimido!


103 visualizações

Comments


bottom of page