• Megafilter Filtros Industriais

Aplicações de Oxigênio

O oxigênio está presente no ar em concentrações por volta dos 21%. Nas condições atmosféricas o oxigênio está sempre presente em fase gasosa, sem odor, cor ou sabor. É uma substância altamente reativa, reagindo com quase todos os elementos, exceto com os gases inertes. É por isso que é usado numa variedade de aplicações como: médico-farmacêutica, hidrocultura, gás para alimentação de geradores de ozono, sopro de vidro, lixiviação, redução de NOX para queimadores de combustível, lixiviação de oxigênio e soldadura.

PRODUÇÃO DE OXIGÊNIO GASOSO

O oxigênio gasoso pode ser produzido por separação de ar gasoso usando adsorção (PSA) ou destilação fracionada de ar liquefeito usando métodos criogênicos. O PSA pode produzir oxigênio em vários níveis de pureza. Normalmente, a pureza do oxigênio produzido pelo PSA é de 90% a 95%. Quanto menor a pureza, menor é o custo de produção de oxigênio.


Alguns exemplos de aplicações de oxigênio:


Uso médico (pureza de 95%)

A principal vantagem da produção de oxigênio “in situ” é a proteção contra a falta de fornecimento. O outro lado positivo é a redução de custos. Devido à situação atual, ao pedido global de geradores de oxigênio está crescendo rapidamente no campo médico.


Piscicultura (90% a 93% de pureza)

Os peixes precisam de níveis de oxigênio puro na água para um crescimento ideal, portanto, precisa ser dosado corretamente para garantir um crescimento mais rápido, menos doenças e stress e manter a alta qualidade. É essencial na piscicultura moderna.


Tratamento de água (pureza de 90% a 95%)

O oxigênio puro é usado na produção de ozônio, é muito útil numa variedade de situações do dia a dia, desde a remoção de odores até o fornecimento de água potável limpa e de qualidade da torneira. Água limpa e pura é uma necessidade humana fundamental. Seja para cozinhar ou para higiene, cada pessoa precisa de água potável. Água limpa está se tornando cada vez mais difícil de obter à medida que nosso consumo global de água continua aumentando. Ao injetar oxigênio no seu sistema de água, você pode aumentar a eficiência de remoção de poluentes e impurezas no seu abastecimento de água.


Produção de metal (até 95% de pureza)

O oxigênio aumenta significativamente o processamento de ouro e o fluxo de minério, reduzindo o custo de cianeto e resíduos. A indústria do aço é o maior utilizador de oxigênio. Os geradores industriais de oxigênio também são usados na produção de outros metais, como o cobre e o chumbo. Um fornecimento contínuo de grandes quantidades de oxigênio é essencial para a segurança dos mineiros. A produção de oxigênio diretamente no local usando geradores de oxigênio é uma maneira eficiente, econômica e segura para o fornecimento.


Hospitais militares e de campanha (até 95% de pureza)

Um sexto das vítimas de combate geralmente precisa de oxigênio. Isso significa que um hospital de campanha com vários leitos precisaria de muitos cilindros de oxigênio por dia. Isso significaria altos custos de transporte e problemas logísticos. A alternativa para os cilindros de oxigênio é o gerador de oxigênio local, que garante o fornecimento de confiança e seguro do oxigênio médico de qualidade contínua sem os problemas e riscos associados aos cilindros tradicionais de alta pressão.


Produção de vidro (95% de pureza)

Maior qualidade do produto pode ser alcançada adicionando oxigênio durante a fusão do vidro. A eficiência do forno de fusão é melhorada, a temperatura da chama é aumentada, os poluentes contendo nitrogênio são reduzidos e os custos de energia são menores.


11 visualizações
MegaFilter

Somos uma empresa criteriosa, com um corpo técnico voltado a buscar soluções inovadoras para processos de filtração e purificação de fluidos.

NAVEGAÇÃO
PESQUISA
CONTATO

R. Silvio Pinto Ribeiro, 1625 – Quississana, São José dos Pinhais

+55 41 3081-3050

+55 41 9233-7967

vendas@megafilter.com.br