• Megafilter Filtros Industriais

Filtração de Processo e Filtração Estéril

Atualizado: 3 de Abr de 2020

Em aplicações de filtração de processo, a expressão "ar estéril” faz referencia a um ambiente “livre de bactérias vivas ou outros micro-organismos”. Para se obter este resultado é necessário, entre outros, os equipamentos e elementos adequados para seu sistema de ar comprimido.

SISTEMA DE AR COMPRIMIDO CONVENCIONAL Na indústria de processo, os requisitos de pureza do ar/gás são normalmente mais altos ou pelo menos diferentes em comparação com os requisitos de pureza para aplicações industriais padrão. A produção de ar comprimido na indústria de processo geralmente começa em seu sistema convencional com equipamento padrão para tratamento de ar/gás comprimido industrial. Em determinado ponto, há uma transição da filtração industrial para a de processo e, a partir daí diferentes materiais e procedimentos de filtragem são aplicados.


SISTEMA DE PROCESSO DE AR/GÁS Devido a contaminantes, como partículas sólidas, umidade, hidrocarbonetos ou bactérias, o ar e gás comprimido quando usados no processo podem causar danos ao sistema e prejudicar ou reduzir sua qualidade e eficiência. As aplicações na indústria de processo requerem ar comprimido ou gás onde os contaminantes mencionados acima são removidos ou reduzidos a um nível aceitável para determinada aplicação.

COMO PRODUZIR O AR ESTÉRIL?

Para produzir o ar estéril, é necessário instalar um filtro estéril apropriado (por exemplo, um filtro SF com o elemento filtrante VSF) para filtrar/interceptar bactérias. É essencial que o ar no lado da entrada do filtro estéril seja adequadamente pré-filtrado e que sua instalação completa seja esterilizada regularmente. A esterilização é necessária porque as bactérias interceptadas podem colonizar na superfície do meio filtrante e começar a crescer / migrar através da mídia filtrante.


Os dois tipos mais comuns de esterilização são:

- A ESTERILIZAÇÃO EM LUGAR (SIP) onde o filtro ou segmentos ainda maiores de instalação são esterilizados com fluxo de vapor fluindo através da instalação completa do filtro. Esse procedimento é feito no lugar de uso sem remover nenhuma peça da instalação.


A esterilização AUTOCLAVE, onde o elemento filtrante ou, em alguns casos, até a carcaça de filtro completa é removido da instalação e esterilizado em autoclave. A autoclave é um dispositivo usado para esterilizar produtos submetendo-os a vapor saturado de alta pressão.


Os filtros estéreis eliminam microrganismos do ar comprimido e são utilizados em processos e sistemas que exigem a mais alta qualidade do ar. Os filtros esterilizados são feitos de materiais que permitem à esterilização a vapor a alta temperatura. O elemento filtrante estéril é usado para filtração altamente eficiente de ar comprimido, ar de processo e gases técnicos. O meio filtrante em profundidade assegura uma remoção altamente eficiente de partículas submicrométricas até 0,01 μm, incluindo microrganismos (bactérias). Um elemento filtrante excepcionalmente robusto garante uma filtração altamente eficiente e permite um grande número de ciclos de esterilização.


Exemplos:

308 visualizações