• Megafilter Filtros Industriais

RDP Série Omega Air - Secadores de Ar por Refrigeração

Atualizado: Set 16

Disponibilidade para Pronta Entrega! Os secadores de ar comprimido por refrigeração RDP foram projetados para separar efetivamente a água do ar, reduzindo assim o ponto de orvalho até +3°C

Disponibilidade de Estoque: Dispomos para entrega imediata os modelos RDP75 / RDP100 e RDP235 com a pressão máxima de operação de até 14 bar.

O ar comprimido contém contaminantes como água, óleo e partículas que devem ser removidos ou reduzidos a níveis aceitáveis, segundo os requisitos requeridos para cada aplicação. A norma ISO 8573-1 especifica o grau de pureza/qualidade do ar para esses contaminantes. A umidade (conteúdo de vapor de água) é expressa nos termos do ponto de orvalho da pressão (PDP), onde o ponto de orvalho é a temperatura na qual o ar é 100% saturado com a umidade. Quando a temperatura do ar é reduzida abaixo do ponto de orvalho, ocorre a condensação. A redução do teor de água até o ponto de orvalho de pressão + 3 ° C é atingida mediante o uso dos secadores por refrigeração.


A secagem é atingida com base no princípio de resfriamento que ocorre dentro de um comutador de calor de 3 estágios, altamente eficiente e ultra compacto. No primeiro estágio (comutador de calor ar-ar), o ar quente é umedecido e pré-resfriado pelo ar frio que sai. No segundo estágio (comutador de calor/ refrigerante), ocorre intensa condensação de água devido ao resfriamento do ar. No terceiro estágio, toda a água condensada é separada do fluxo principal de ar comprimido por um desembaciador integrado. Um design comprovado e robusto que permite uma operação eficiente e confiável, instalação rápida e manutenção simples.


Componentes dos Secadores de Ar da série RDP

Controlador: o painel de controle contém todas as informações necessárias para o gerenciamento do secador por refrigeração RDP. Ele também contém o botão liga/desliga instalado para desligar o secador, a exibição do ponto de orvalho e o modo de alarme.


Dreno eletrônico de condensado: o dreno eletrônico de condensado EMD 12 foi projetado para uma descarga automática do condensado sem perda de ar. A válvula de ação direta autolimpante garante uma operação confiável. O EMD 12 está equipado com um alarme operacional, indicador led, botão de teste e sensor de nível capacitivo.


Interruptor de baixa/alta pressão: O interruptor de baixa/alta pressão é usado como um dispositivo de controle de segurança. O compressor é parado cortando a fonte de energia do motor do compressor sempre que a pressão do refrigerante se torna excessiva. Isso é necessário para evitar possíveis danos ao equipamento. A presença do interruptor depende do tamanho do secador.


Interruptor térmico: cabe a ele monitorar a temperatura de descarga do compressor. Se essa temperatura estiver muito alta, significa que o compressor está superaquecendo, o que pode causar danos aos seus componentes internos. Dependendo da temperatura, são tomadas ações preventivas, podendo ter como resultado o corte da fonte de alimentação do compressor. 


Válvula by-pass de gás quente: o principal objetivo da válvula by-pass de gás quente é impedir que o condensado congele na superfície da bobina do evaporador quando o sistema estiver operando em condições de carga extremamente baixa.


Comutador de calor integrado: o ar ingressa em um pré-resfriador ar-ar, onde o ar é resfriado pelo ar que sai. Em seguida, o ar passa através de um trocador de calor de refrigerante, onde o ar é resfriado pelo refrigerante de evaporação a frio. Esse processo faz com que a umidade condense no desembaciador em água líquida. O condensado é drenado do sistema pelo dreno de condensado.


Sistema de refrigeração eficiente: o compressor de refrigeração bombeia gás refrigerante quente a alta pressão para o condensador, que transfere o calor do gás refrigerante para o ar, à medida que o gás condensa em um líquido.


Compressor: os compressores de pistão e refrigerante rotativo de alta eficiência garantem a circulação do refrigerante do sistema. Eles têm uma construção inovadora com consumo de energia reduzido e altos níveis de confiabilidade.

1. Módulo intercambiador de calor

a. Trocador de calor ar/ar - pré-arrefecedor

b. Evaporador de ar/refrigerante

c. Demister

2. Entrada de ar comprimido - úmido

3. Saída do ar comprimido - seco

4. Compressor

5. Condensador

6. Válvula by-pass de gás quente

7. Filtro de gás

8. Válvula de expansão do tubo capilar

9. Dreno eletrônico de condensado

10. Controlador


Funcionamento

O funcionamento do secador por refrigeração pode ser dividido em dois circuitos independentes, conforme especificado abaixo.


Circuito de Ar Comprimido: O ar comprimido quente e úmido entra no trocador de calor de três estágios. No primeiro estágio, “ar-ar” (a) o ar recebido é pré-resfriado pela saída de ar frio. Este estágio é importante do ponto de vista de economia de energia e também para operação estável de todo o sistema. No segundo estágio, “ar-refrigerador” (b) o ar é resfriado pelo refrigerante frio. Nesta fase, o vapor de água se condensa em água líquida. No terceiro estágio, o "demister" (c) separa toda a água líquida da corrente de ar. O ar seco e frio entra no "Primeiro estágio" (a) novamente onde é reaquecido pelo ar quente da entrada. Além do recurso de economia de energia, esse estágio também garante que o ar seco que sai do secador esteja quente o suficiente para evitar a condensação no lado externo da tubulação. A água condensada é descarregada do sistema através do dreno eletrônico de condensado.


Circuito Refrigerador/Refrigerante: a circulação do gás refrigerante no circuito é fornecida por um compressor hermeticamente selado altamente eficiente (4). O compressor aumenta a pressão do gás que é então resfriado e liquefeito no condensador (5). O ventilador elétrico no condensador pode ser controlado por sensor de temperatura ou pressão. O refrigerante líquido flui através do tubo capilar ou da válvula de expansão termostática (8), que atua como um dispositivo de medição para reduzir a pressão do refrigerante. A redução da pressão é uma função de projeto para atingir a temperatura alvo dentro do evaporador (pressão mais baixa = temperatura mais baixa). O filtro (7) instalado a montante do dispositivo de medição intercepta impurezas e garante uma operação confiável do sistema. O refrigerante de baixa pressão na forma de gás entra novamente no compressor. 

Os secadores por refrigeração da serie RDP operam com base no princípio de operação "sem ciclo", o que significa que, quando o secador está sem carga (por exemplo, inexistente ou com baixo fluxo de entrada de ar comprimido), a "válvula de desvio de gás quente" (6) libera parte do o gás refrigerante quente (do lado da descarga do compressor) de volta para o lado da sucção. Como resultado, a pressão / temperatura de evaporação será constante no valor predefinido de fábrica.

No caso de alta temperatura de descarga, o “interruptor térmico” para o compressor antes que ocorram danos permanentes. Dependendo do tamanho do secador, dispositivos adicionais de segurança / proteção (por exemplo, pressostato de baixa pressão, pressostato de alta pressão) são instalados no circuito de gás refrigerante. Os secadores menores estão equipados com um controlador básico que monitora principalmente o ponto de orvalho do ar comprimido. Os secadores maiores estão equipados com controladores mais robustos, oferecendo funções avançadas de controle e monitoramento.



42 visualizações
MegaFilter

Somos uma empresa criteriosa, com um corpo técnico voltado a buscar soluções inovadoras para processos de filtração e purificação de fluidos.

NAVEGAÇÃO
PESQUISA
CONTATO

R. Silvio Pinto Ribeiro, 1625 – Quississana, São José dos Pinhais

+55 41 3081-3050

+55 41 9233-7967

vendas@megafilter.com.br